terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

A fonte vermelha e gorda

Todo mundo já viu isso, é a famosa fonte vermelha gorda em filmes de comédia hollywoodiana médiocres.Alternativamente em comédias romênticas também.

Mais visto em filmes com Ben Stiller, Eddie Murphy (que ultimamente vem batendo o recorde no uso dessa fonte), e Adam Sandler, ou em filmes no estilo todo mundo em panico. Qual é a dessa porra ? porque todo filme usa a mesma fonte ? E quem pagou para fazer um poster cretino desses?

Você pode ver o uso dessa fonte notavelmente em sequencias cretinas de filmes que tiveram algum tipo de sucesso, as vezes o primeiro filme é ruim também, e não apenas a sequencia. Exemplos:

















Primeiramente, eu quero dizer que Eddie Murphy, como se pode notar, é o rei supremo da fonte vermelha larga, desafio alguem a superar ele !

Mas voltando, a explicação pra uso dessa fonte manjada é simples e óbvia, os mandachuvas dos estúdios (quem mais?) quando sabem/sentem que tem um filme que é uma porcaria, e que não vai atrair gente pelos ótimos reviews, ou pelo boca a boca apelam pra a fonte vermelha e gorda, o seu último recurso, como uma medida desesperada, porque simplesmente chama atenção atenção demais.

Para que gastar uma fortuna em propaganda e hype, como a sony? ( ou sei lá quem fez com "little big planet" ?), quando voce terá o retorno necessário para cobrir seus prejuízos apenas usando uma fonte gorda vermelha, que poderia ser feita no MS PAINT ?
Eddie Murphy novamente:















Isso é o básico da propaganda, e psicologia, e não é uma teoria inventada por mim (outra pessoa já teve essa idéia antes, quem? não sei) é fato, mas claro que eu não posso achar a referencia disso também.

Bônus Plus+: Sempre se pode procurar padrões em hollywood, a fonte de Spanglish é igual a fonte de Quero ficar com polly, ou seja, ambos filmes com comediantes famosos meio romantico-engraçados. E não importa se a historia não tem nada a ver, a galera quer te dar a idéia de que se tu gostou de um, vai gostar do outro.






















E Agora, mais Eddie Murphy ! Pelo menos ele desistiu de fazer o terceiro dr doolitle, o cachorro não teve tanta sorte, afinal ele é um cachorro e não pode se pronunciar contra.

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Mas Todo Mundo em Pânico é massa!

    E LBP é da Media Molecule, mas foi a Sony mesmo que gastou com as propagandas todas.

    ResponderExcluir
  3. mas não importa se é massa ou não, o ponto é a falta de confiança da galera no filme, ao usar a fonte vermelha e gorda.

    eu gosto de alguns filmes que usam a fonte vermelha tambem.

    ResponderExcluir
  4. Te juro que nunca havia percebido isso... Mas vai, eh uma questão básica de publicidade (e psicologia), como você mesmo falou. E que dá certo, temos que admitir!

    ResponderExcluir
  5. É que também, os filmes de cada categoria tentam manter um padrão na propaganda deles, pra quem olhar os cartazes saberem do que se trata sem ter lido a sinopse do filme.

    ResponderExcluir
  6. Aauhauahuha...achei bem curiosa sua observação.
    Com certeza quando um fez sucesso com fonte vermelha e gorda se passou a usá-la nas sequências como forma de identificar um tipo de filme.
    Hoje tudo é uma questão de imagem, muitas vezes passa desapercebido por nós!!
    Adoro filmes e adorei seu blog. Nada melhor que uma análise bem humorada, ou nem tanto (kkk)!
    Gnde abraço!

    ResponderExcluir